OS QUATRO CAVALEIROS DO NEOATEÍSMO VS. WILLIAM LANE CRAIG

quinta-feira, 8 de março de 2012


Neoateísmo é o nome dado às idéias promovidas por um grupo de ateus do século XXI que afirmam que a “religião não deveria ser apenas tolerada, mas deve ser contradita, criticada e exposta por argumentos racionais aonde quer que sua surja sua influência”.

O termo é comumente associado à indivíduos como Richard Dawkins, Daniel Dennet, Sam Harris e o finado Christopher Hitchens. Juntos, eles são chamados os “quatro cavaleiros do neoateísmo”.

O filósofo e teólogo evangélico William Lane Craig já enfrentou pessoalmente esses quatro senhores. Veja qual o resultado desses encontros:


SAM HARRIS

Sam Harris é um neurocientista e filósofo. Em 07 de Abril de 2011, o Dr. Craig enfrentou este cavaleiro do neoateísmo em um debate sobre o tema: “O fundamento da moralidade é natural ou sobrenatural? Ou será que o bem vem de Deus?”. Sam Harris chegou a declarar que Craig “é o apologista que parece colocar o temor de Deus em muitos de meus colegas ateus”.

Resumo do debate em português

Transcrição do debate em inglês


CHRISTOPHER HITCHENS

O finado Christopher Hitchens, que faleceu em dezembro de 2011, foi um jornalista, escritor e crítico literário britânico e americano. O Dr. Craig enfrentou Hitchens em um debate sobre a existência de Deus em 04 de Abril de 2009. Mais de 10.000 pessoas foram assistir esse confronto, enquanto inúmeras outras pessoas assistiram o evento pela Internet. Um famoso blogueiro ateu declarou que “francamente, Craig espancou Hitchens como uma criança estúpida.”

Trecho do debate com legendas em português


DANIEL DENNETT 

Daniel Dennett é um proeminente filósofo neoateu. Em 2007, Dennet enfrentou o teólogo protestante Alister McGrath em um debate. O Dr. Craig deu sua contribuição como participante do debate.

Vídeo em inglês

Em uma conferência filosófica em 2009, Dennet deu uma resposta de 15 minutos ao artigo de Craig entitulado “Em defesa dos argumentos teístas”.


RICHARD DAWKINS

Richard Dawkins é um eminente zoólogo, etólogo, evolucionista e popular escritor de divulgação científica britânico, natural do Quênia, além de ex-professor da Universidade de Oxford.

Em um encontro surpresa em Novembro de 2010, Craig e Dawkins se reuniram no México quando Dawkins surgiu no último minuto para substituir um palestrante. Não houve muita oportunidade para que os dois se enfrentassem diretamente. De fato, Dawkins disse a Craig que ele não considerava que isso tivesse sido um debate entre eles.

Video em inglês

Em diversas oportunidades, Dawkins foi convidado para um debate onde ele pudesse enfrentar o Dr. Craig pessoalmente. Infelizmente, o convite sempre foi rejeitado pelo neoateu. O filósofo ateu Daniel Came chegou a escrever uma carta para Dawkins afirmando o seguinte: “A ausência em um debate com o maior apologista do teísmo cristão é uma omissão vistosa em seu currículo e claramente pode ser interpretada como covardice da sua parte”.


WILLIAM LANE CRAIG NO BRASILO Dr. Craig estará no Brasil para realizar uma série de palestras. Confira as datas:

12/03/2012 – Mosteiro da Faculdade São Bento (São Paulo)
13/03/2012 – Congresso de Teologia Vida Nova (São Paulo)
14/03/2012 – Congresso de Teologia Vida Nova (São Paulo)
15/03/2012 – Congresso de Teologia Vida Nova (São Paulo)
17/03/2012 – Igreja Batista de Itacuruçá (Rio de Janeiro)
19/03/2012 – Lançamento de livro na FNAC (São Paulo)
20/03/2012 – Universidade Mackenzie (São Paulo)

Não perca a oportunidade de ouvir um dos maiores apologistas cristãos da atualidade!

Fonte: www.apologia.com.br

0 comentários:

Postar um comentário